terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Liberalismo econômico


O liberalismo é uma doutrina econômica inspiradas nos ideais iluministas (Século XVIII) que vigorou do século XIX até o final da década de 1920, quando ocorreu a quebra da bolsa de Nova Iorque. Os liberais enalteciam a propriedade privada e a liberdade de comércio e de produção e condenavam o intervencionismo estatal na economia.
O principal teórico do liberalismo econômico foi Adam Smith (1723-1790), para quem o próprio mercado era capaz de se autorregular. Smith pregava a livre concorrência, que forçaria aos empresários a buscar técnicas para aumentar a produção, elevar a qualidade e reduzir os custos, o que geraria mais riquezas, favorecia a lei da oferta e da procura e proporcionaria benefícios para toda a sociedade.
O fato de seus princípios terem sidos levados às últimas consequências pelo governo dos Estados Unidos, que considerou as evidências de crise, resultou na depressão mundial de 1929. Depois da crise, a doutrina liberal foi substituída pelo neocapitalismo (baseado nas teorias do economista John Maynard Keynes), e ressurgiu, com algumas diferenças, após a Segunda Guerra Mundial, ganhando força a partir dos anos de 1970, com a de nominação “Neoliberalismo”.









Fonte: Livro Concursos Públicos










termos de pesquisa:

escola,estudo,estudar,estudam,estudaram
liberal,liberalismo,economia,econômica
economizar, governo,crise,1929,política
econômica,adam,smith,ideais,liberar.

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Total de visualizações

Seguidores

Postagens populares

Tecnologia do Blogger.

Translate